TRIP SCUBA EM ABROLHOS CARAVELAS - BA

13/01/2020

Paz e bem, hoje (30/12/2019), nossa Trip Scuba desembarca em Caravelas - BA para passarmos nosso Réveillon em alto mar no Parque Marinho de Abrolhos, estamos hospedados no Hostel Abrolhos Dive In, que por ironia do destino é do Mitchel, que foi colega de faculdade de várias amigas, e fez faculdade em Umuarama na mesma época que eu. Quando entrei em contato com o Hostel, ele reconheceu que o DDD era do Paraná e perguntou de qual cidade eu era, quando falei que era de Campo Mourão, ele me disse que conhecia várias pessoas. Me lembrei dele imediatamente. O lugar é lindo, super aconchegante e acolhedor, ainda mais com essa coincidência, nos sentimos em casa e fomos super bem recepcionados. Ficamos conversando com o Michel e ele até me emprestou um computador de mergulho para eu testar, foi ótimo, me deu mais segurança nos mergulhos. Chegamos por volta das 13h, ajeitamos as coisas no quarto e fomos almoçar no Restaurante do tio Berlindo, ótimo custo benefício e comida muito boa. Comemos um bobó de camarão bem gostoso, mas, cheio de coentro rsrsrsrs. Depois passeamos pela cidade, localizamos a Sanuk Turismo, empresa que iriamos embarcar para o tão sonhado Parque Marinho de Abrolhos, onde realizaríamos 6 (seis) mergulhos, sendo 02 deles noturnos.

Nosso embarque estava marcado para às 6h30 de 31/12/2019, o Mitchel preparou um café antes do horário para nós, tomamos o café e partimos. Estávamos ansiosos para conhecer a equipe e o casal que iria embarcar conosco em mais uma aventura. A Gal foi super receptiva, nos acolhendo com todo aquele carisma baiano de ser, nos apresentou a Mari, que iria conosco, como responsável pelas refeições e delícias servidas abordo. O marinheiro Felipe logo veio e carregou nossa bagagem e equipamentos, em seguida o casal chegou e para nossa surpresa, um casal residente em Maringá - PR, nossos vizinhos de cidade, a Bianca e o Guilherme, logo de início sentimos uma empatia e ficamos aliviados.

Realmente, os dois são pessoas queridas por demais, amaram nossa expedição, inclusive, tem um projeto parecido, um pouco mais ousado, e por mais tempo que o nosso. Estamos torcendo e rezando para que tudo dê certo e que consigam realizar no prazo programado.

O Sanuk é uma embarcação que foi construída pelo próprio Maurício, pois o mesmo cresceu vendo e ajudando o pai na construção de embarcações. Uma embarcação bem confortável. Por fora parece pequeno, mas possui 4 quartos, sendo duas suítes, e mais 2 banheiros, cozinha e sala de jantar. Embarcamos em 9 pessoas, 4 passageiros e 5 tripulantes. O Bernardo era o Capitão da embarcação, o Gabriel e o Felipe, marinheiros, o Gaudi, nosso guia de mergulho e a Mari, esposa do Felipe, a marinheira responsável pela cozinha.

Tudo pronto e revisado, a Gal gritou: hora de soltar as amaras...e partimos. Durante a navegação, que foi de quatro horas, fomos conversando e nos conhecendo, avistamos o arquipélago de longe. Não fomos presenteados com a presença dos golfinhos no caminho, mas, a imensidão de água azul e o dia lindo de sol foram suficientes para nos encantar. As baleias e os golfinhos ficaram para outra oportunidade e na época certa, já que o arquipélago de Abrolhos é agraciado com a visita das baleias jubartes, lugar considerado um berçário das mesmas, de julho a novembro.

Chegamos no arquipélago composto por 5 ilhas: Ilha de Santa Barbara, Ilha Siriba, Ilha Redonda, Ilha Sueste e Ilha Guarita, por volta das 11hrs, abrigamos a embarcação em frente ao Farol da ilha principal, almoçamos uma comida maravilhosa feita pela Mari e caímos na água. Fizemos nosso primeiro mergulho no ponto Portilho Sul, maravilhoso, todos fomos bem. Voltamos e fomos autorizados pela Marinha a desembarcar na ilha de Santa Bárbara, para conhecermos, visitar o farol, assistir ao pôr do sol e acompanhar o mesmo ser ligado. O farol foi inaugurado em 1862 estando a estrutura principal, a escadaria e as lentes em plena conservação e em seu estado original. O mesmo foi construído a fim de avisar os navegantes da existência das ilhas e das formações de corais, devido aos frequentes acidentes e naufrágios da região, tanto que o nome "Abrolhos", é de origem portuguesa constando em diversos mapas a expressão "abre olhos".

Sem palavras para expressar o que é o arquipélago, a energia e beleza daquele lugar. As fotos não retratam a emoção de estar lá, de assistir ao pôr do sol e poder contemplar as maravilhas e grandiosidade de Deus visível naquele lugar. Foi mágico e encantador assistir ao pôr do sol, o coração acelerou de gratidão a Deus por tanta beleza, por podermos estar lá no último dia do ano de 2019 e primeiro dia de 2020. Nosso sentimento na ilha é que queríamos nossa família inteira lá conosco, mas estávamos juntinhos em nossos corações e sabendo que estavam bem também, a família Pasquini curtido o frio de Mineapolis-EUA e os Kloster e Salonski reunidos em Campo Mourão, Pr.

Voltamos e nos preparamos para o mergulho noturno no mesmo ponto que havíamos mergulhado durante o dia, porém totalmente diferente, pois à noite, o comportamento da vida marinha é totalmente diferente, podendo ser observado espécies, que à noite saem para caçar, e os budiões, que já estão literalmente dentro de suas bolhas para dormir. Amamos a experiência e tudo que vimos.

Ao retornarmos Mari estava nos esperando com uma ceia maravilhosa, não aguentamos esperar a meia noite, fomos dormir, só escutamos o badalar do sino e a festa dos outros barcos e a festa dos oficiais da ilha comemorando a passagem de ano. Ao acordarmos, nos olhamos, nos abraçamos e desejamos um feliz ano novo um ao outro, sem sair da cabine, retornamos a nossa cama, afinal, mergulhar, é sinônimo de fome e sono rsrsrsrs!!

Finalmente, acordamos, hora de desejarmos um feliz ano novo a todos, que ali estava. Depois de um saboroso café da manhã, ficamos conversando e dando risadas, todos entrosados e nos sentindo em casa... como se já nos conhecêssemos a anos. O Bernardo contando suas histórias e experiências pessoais, falando de suas obras de arte. O Gaudi e o Gabriel se atentando, um tirando onda com o outro, a Mari e o Felipe se juntou a nós - os mais discretos. Foram momentos agradáveis, que ficarão para sempre em nossa memória.

No dia 01/01/2020 foi dia de desembarcar na Ilha Siriba para uma visita monitorada pelos representantes do ICMBIO, a fim de observamos os Atobás e Grazinas - aves marinhas, que habitam tal ilha. Depois, nos equipamos para mergulhar e conhecer os chapeirões da Sueste. Chapeirões são formações de recifes de corais, que apresentam formato de cogumelo, medindo até 20 metro de altura e 50 metros de diâmetro no topo, somente existentes em Abrolhos, muito bonito, um, entre tantos, da grande diversidade da fauna e da flora local. Voltando desse mergulho fizemos o tempo de superfície, almoçamos um delicioso churrasco a bordo e mergulhamos no Costão do Farol. A visibilidade não era a melhor do local, mas estava ótima, a água quentinha com 27°C vimos muita beleza.

À noite, antes da janta, ainda fizemos um mergulho noturno no Portinho Sul, onde pudemos ver Polvo, diversas arraias, lagosta, camarão palhaço e muitas outras vidas. Maravilhoso.

Para finalizar nossa noite, a Mari nos surpreendeu com uma moqueca de camarão deliciosa. Nos tempos de superfície as conversam não paravam e rolou até um joguinho de dominó, regado a muitas risadas e boa companhia.

No último dia, acordamos com aquele sentimento de que já estava acabando, e teríamos de ir embora. Tivemos de abortar o mergulho no naufrágio Rosalina, devido ao vento e a corrente, porém, conseguimos fazer mais dois mergulhos, um na Caverna da Siriba e outro na Língua da Siriba. Todos os mergulhos foram espetaculares e maravilhosos, eu não entrei na caverna, preferi ficar esperando fora, juntamente com o Guilherme, mas o Rodrigo entrou com o Gaudi, nosso guia, e lógico, amou....Acredito que ficou aliviado de me deixar esperando fora, pois assim, pode aproveitar cada detalhe da Caverna. O mergulho na Língua da Siriba, foi um mergulho drift, tenso, mas, muito bom também. No começo meu coração acelerou e minhas pernas pararam, pois eu nadava e não saia do lugar, depois deu tudo certo.

Enquanto estávamos em nosso livebording, em Abrolhos tinha previsão de tempestade, mas graças a Deus a mesma não veio, apenas o vento, e no último dia o tempo nublado. A navegação de volta foi complicada, estava ventando muito e o mar bem agitado, mas o Capitão tinha bastante experiência então foi um sucesso. Tivemos de vir dentro da embarcação, já que estava molhando tudo pra fora.... Eu e os demais aproveitamos para dar uma dormidinha, com exceção da Bia e do Capitão, lógico, o Rodrigo ficou grande parte lá fora e quando entrou, a Bia gritou que tinha golfinhos, ele não acreditou. Mas, teremos novas oportunidades, e ainda nesta Trip, e se Deus quiser os veremos.

Desembarcamos com a certeza de que voltaremos e que fizemos novas e boas amizades, amizades que, com certeza manteremos contato e em breve nos encontraremos novamente.

Chegamos, fomos para o hostel, tomamos um belo banho de água doce e fomos conhecer e jantar no bar do Capitão, agora nosso amigo Bernardo, o "Golfbar". Conhecemos dois dos seus filhos, sua esposa Rejane, e nos lambuzamos com o melhor crepe que já comemos, além de nos encantarmos com as esculturas de madeira de baleias, golfinhos, tartarugas Mero e Toten, que são a decoração do local, além de apreciamos todas as mesas, cadeiras, portas feitas por ele, como verdadeiras obras primas, esculpidas com desenhos, retratando sua paixão pelo mar. Ele ainda nos presenteou com um maravilhoso Atlas (livro) de Abrolhos. Obrigado Bernardo por todo o carinho conosco e por nos servir o melhor crepe. Desejamos a você muito sucesso nos seus projetos, nos veremos em breve.

Dormimos e partimos cedo de Abrolhos, rumo a Península de Maraú onde faremos novos mergulhos, mas fica a nossa saudade deste paraíso natural e encantador e dos novos amigos que recordaremos com muito carinho.

A lição de hoje: "Contemplar as maravilhas da natureza é o melhor alimento para a alma e a manutenção de uma mente sã."

Nossa gratidão a todos que conhecemos nesta viagem: Mitchel do "Abrolhos Dive in"; do Sanuk: Gal, Mauricio, Mari, Felipe, Bernardo, Gabriel, Gaudi, Bianca e Guilherme. Valeu Galera, foi show nossa Trip Scuba neste paraíso de Abrolhos.

TRIP SCUBA MILENA & RODRIGO

13/01/2020 - 00h24min.