TRIP SCUBA EM NATAL / BARRA DE TABATINGA- RN (Parte II)
Paz e bem, bom dia familiares, amigos e seguidores, no dia 19/01/2020, iniciamos nosso caminho de volta, parando na cidade de Nísia Floresta, Rio Grande do Norte, na Praia de Barra de Tabatinga, ficamos hospedados na Morada do Pescador uma casa localizada em cima de uma falésia na baía dos Golfinhos.
O lugar é esplêndido, de uma paz e com uma simplicidade sem tamanho, ao final tivemos a certeza de ser um lugar de paz e de bem.
Fizemos a reserva através do Airbnb, a casa e o lugar são melhores do que nas fotos, cheia de detalhes e mimos. Marcelo nos recepcionou com uma alegria e atenção sem igual. Foram dias maravilhosos.
No dia 20/01/2020, saímos novamente com Operadora de Mergulho Caju Divers do Paul, para realizarmos aquele mergulho que não foi possível realizar no dia 12/01/2020.
Desta vez a nossa filha mais nova Juliana, foi conosco, estávamos preocupados se ela passaria bem embarcada, já que era a primeira vez dela a bordo. Para nossa surpresa ela tirou de letra, foi melhor que eu (Milena) que nesta travessia até o ponto do mergulho mareei rsrsrsrs.
Estávamos ansiosos para o mergulho, pois poderíamos encontrar meros, tubarões e raias, além de outras vidas. E para nossa surpresa encontramos não apenas um Tubarão Lixa, mas quatro desses lindos animais, e ainda, Raia Prego gigante, Lula, Tartarugas, muitos cardumes de peixes, Frades enormes e além de corais.
Foi maravilhoso nosso mergulho, voltamos ao barco com o coração radiante e muito agradecidos pelo Paul, da Caju Divers, pela nossa parceria.
Voltamos tão radiantes, que subimos no barco com o sorriso de orelha a orelha e fomos contando tudo que havíamos visto embaixo da água, para o capitão e o marinheiro que ficaram nos auxiliando na operação.
Então, Paul fez sinal para não falarmos, pois eles são pescadores e iriam avisar outros pescadores para irem até o local capturar os animais. Nossa que triste realidade, pois não imaginamos que isso poderia acontecer.
Realmente, o pior predador dos mares e da vida marinha é o homem, que não sabe preservar. Na volta ainda avistamos um barco pesqueiro caçando ilegalmente lagosta, pois no mês de janeiro, ainda estamos no Defeso da Lagosta que se estende até o mês de maio.
Porém, sem fiscalização e nenhum controle, eles caçam sem medo. Não somos contra a pesca ou vegetarianos, mas acreditamos que tem de existir uma racionalidade, respeitando as épocas de defeso, respeitando assim a natureza, o meio ambiente e a vida. Assim, terá para todos sem qualquer ameaça de extinção das espécies marinhas e silvestres.
Neste mergulho, aprendi ainda mais, a respeitar esse espaço, que não é meu. Fui apenas uma intrusa por algumas horas.
Confesso que não me sentia muito confortável com a ideia de encontrar um tubarão em um mergulho, na verdade não queria encontrar, mas para o Rodrigo, era um desejo dele muito grande, e eu tinha receio de como seria esse encontro, da euforia dele, de exagerar na proximidade, essas coisas.
Mas deu tudo certo e não senti qualquer medo, pois apenas olhamos com respeito e admiração e os mesmos nem se mexeram de suas tocas. Passamos por cima, ao lado, fotografamos, eles apenas se ajeitaram na toca, nem se incomodaram com nossa presença.
Temos que tirar da cabeça este mito de que o tubarão é o monstro do mar, pois os mesmos muitas vezes são inofensivos, e só atacam quando se sentem ameaçados. Mergulhando e observando com respeito, cautela e responsabilidade tudo fica bem.
O Tubarão Lixa é uma espécie que nem dente tem, ele passa a maioria do tempo dormindo nas grutas e come por sucção, por motivo ele está ameaçado de extinção pela ação do homem, cabendo a nós mergulhadores tratá-los com respeito e defendê-los, para que assim, as próximas gerações possam observar este animal marinho maravilhoso.
Retornamos do mergulho e passamos mais dois dias na Morada do Pescador desfrutando da paz e da beleza do lugar, aproveitando a paisagem e as piscinas naturais que se formavam abaixo da varanda da casa, na maré baixa.
Avistamos um menino nativo procurando algo nas piscinas e perguntamos o que ele estava fazendo. Resolvemos descer mergulhar com ele. Anderson, menino nativo que estava pescando lagosta, nos contou seus sonhos e projetos, dentre eles que quer ser mergulhador e salvar vidas, que já fez natação e, portanto, sabe nadar e pesca de arpão.
Nos contou também que ele é o único pescador da família, que às vezes pesca para vender e faz artesanato de folha de coqueiro. Ele nos mostrou mais duas piscinas naturais próximas da casa, onde pudemos observar vários peixes, caranguejos e até uma mututuca. Passamos a tarde mergulhando e nadando com ele, foi muito legal.
Observar a paisagem deitada na rede na varanda, sentir a brisa do mar foi maravilhoso e tornou o lugar muito especial, já que ali é um refúgio onde o barulho que se escuta são o das ondas do mar. Quando a maré sobe ela bate nas pedras e a noite dá a impressão que ela está dentro do quarto, mas quanta paz naquele barulho da natureza.
No dia 22 saímos cedo, passamos conhecer a praia de Pipa, ainda no estado do Rio Grande do Norte, onde fizemos um passeio de lancha para ver os golfinhos. O passeio foi gostoso, mas foi muita enganação, avistamos os golfinhos apenas de longe e o que era para ser de uma hora não durou mais que meia. Ficamos frustrados com o passeio apesar da bela paisagem e de ver ao menos de longe os tão sonhados golfinhos.
Então seguimos viagem para Porto de Galinhas - Pernambuco.
TRIP SCUBA MILENA & RODRIGO
23/01/2020 - 21h50min.